quarta-feira, 8 de julho de 2015

Quebrando a cabeça

Ontem à noite, depois que eu desliguei a televisão, como de costume as meninas foram brincar.   A mais velha pegou um quebra-cabeças 3D, mas em pouco tempo começou a ficar aborrecida por não conseguir montá-lo.  Parou e olhou com melancolia dizendo para mim que estava tão triste.

Naquele momento tão trivial, senti uma marcante compaixão por minha pequena.  Assim como ela, eu estou de frente de alguns quebra-cabeças que às vezes parecem ter mais dimensões do que a minha mente finita consegue contemplar.  Pensei que por mais que para mim esse desafio dela fosse tolo, para ela era algo real e dolorido.  Mas eu estava com a bebê nos braços dando de mamar e não podia ajudar naquele momento.   

Eu ainda estava pensando nessas coisas quando ouvi sua vozinha aguda com toda animação anunciar que havia conseguido.  Ao invés de tristeza, ela tinha um belo sorriso no rosto!  Sentia-se realizada por ter dado conta sozinha, simples e rápido.  Fiquei orgulhosa dela.

Hoje de manhã, ao acordar, pedi ajuda do Senhor com as minhas dificuldades.  E a minha singela experiência de ontem veio à minha lembrança.  Eu não tinha reparado naquele momento, mas era a resposta do Senhor para as coisas que eu estou vivendo.

O profeta Morôni no Livro de Mórmon ensinou:


"Eis que desejo exortar-vos, quando lerdes estas coisas, caso Deus julgue prudente que as leiais, a vos lembrardes de quão misericordioso tem sido o Senhor para com os filhos dos homens, desde a criação de Adão até a hora em que receberdes estas coisas, e a meditardes sobre isto em vosso coração.
E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, Ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo.
E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas."
Morôni 10:3-5.  

Consultado em 8/7/2015 em  https://www.lds.org/scriptures/bofm/moro/10.4-5?lang=por

Sempre que tenho a oportunidade de ensinar dessa escritura, saliento a forma como o Senhor promete nos dar a resposta.  Ele não usa palavras como "responder, falar, explicar, contar", nada que sugira que Ele nos falará.  Ele promete que nos "manifestará a verdade", e que o fará sobre todas as coisas através do Seu Espírito.

E o que significa manifestar?  Li algumas definições em dicionários online e todos parecem concordar que manifestar tem a ver com "revelar, mostrar, tornar público, expôr, apresentar, declarar-se, aparecer, tornar-se visível, descobrir-se".  Muitas vezes caminhamos na vida sem direção porque buscamos respostas ditas e não estamos atentos às ideias, sentimentos, lembranças que são justamente o canal de revelação entre nós e Deus.

Na minha sincera oração em que eu buscava uma solução, disposta a fazer qualquer coisa que ele me aconselhasse, Ele me trouxe a memória uma vivência minha que me ensinou um pouco sobre como Ele se sente a meu respeito.   Aprendi que Ele quer e pode me ajudar, que Ele me compreende mas que Ele sabe que eu posso resolver esses problemas sozinha.  E que Ele vai se orgulhar de mim quando eu o fizer.

Os céticos certamente dirão que são coincidências.  Uma ideia atribuída a William Temple, Arcebispo de Canterbury, ilustra perfeitamente como eu me sinto:


"Quando oro, coincidências acontecem.  Quando eu não oro, não."
Sei que Deus vive e que Ele responde orações diariamente.  Que Deus nos abençoe com olhos para ver, ouvidos para ouvir, um coração aberto para sentir e uma mente hábil para lembrar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário